Subir ao topo da página

COORDENAÇÕES SETORIAIS

GRADUAÇÃO

Coordenadora: Profa. Maria Teresa Marquim Cornélio Nogueira

Atribuições:

A Coordenadoria de Graduação com função executiva no âmbito dos cursos de graduação e seqüenciais tem por finalidade assegurar qualidade à execução do Projeto Institucional do(s) Projeto(s) de Curso(s), a vivencia interdisciplinar dos componentes curriculares, bem como promover a educação continuada dos docentes na vivencia pedagógica em: discussões, eventos e cursos, integrando as dimensões acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. São ainda atribuições dessa Coordenação, mobilizar professores e recursos para a aprendizagem discente de qualidade mediante a execução plena dos projetos dos cursos, assim como deve se encontrar estruturada, de modo a atender nas especificidades do(s) Projeto(s) Pedagógico do(s) Curso(s).

A Coordenadoria Geral de Graduação é integrada pela Coordenação do Curso de Ciências Biológicas exercida pela Professora Ana Maria de Ataíde Romanguera, tendo como vice a Professora Marília de França Rocha; pela Divisão de Atividades Complementares sob a Supervisão da Professora Gerusa Tomás de Aquino e pela Divisão de Estágio, à frente a Professora Elvira Maria Bezerra de Alencar.


ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS GERAIS

SEGUNDA CHAMADA - É permitido ao aluno, que perdeu a avaliação parcial ou exame final de um determinado componente curricular, requerer uma Segunda Chamada, desde que fique comprovado ter havido motivo de força maior.

Como requerer:

  • Preencher o requerimento único na portaria do ICB.
  • Pagar a taxa correspondente no Banco (valor R$ 5,60) quando requerer
  • Até 02 dias úteis após a realização da avaliação

REVISÃO DE PROVA - O aluno poderá solicitar a revisão do resultado das avaliações, ao Coordenador do Curso, ou Coordenação Geral de Graduação, no prazo de até 03 dias úteis após a divulgação da nota (CEPE n. 11/2004). A revisão deverá ser procedida pelo Professor, na presença do aluno, obedecendo aos mesmos critérios pedagógicos adotados na avaliação geral da turma. Serão estabelecidos data e horário, com antecedência mínima de 72 horas, pela Coordenadoria Geral de Graduação, no prazo máximo de uma semana.

Como requerer:

  • Preencher o requerimento único na portaria do ICB.
  • Pagar a taxa correspondente no Banco (valor R$ 3,36)

FREQUENCIA E REGIME ESPECIAL - Nas normas da UPE NÃO existe abono de faltas às aulas ou às provas, ainda que se trate de credo comprovado por autoridade eclesiástica, de doença comprovada por atestado médico ou de viagens a serviço em trabalho extraordinário, quer se trate de órgãos públicos ou privados, mesmo sendo os motivos comprovados através de documentos, salvos os casos de tratamento excepcional assegurado pela legislação em vigor.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DISCENTE/SISTEMA DE APROVAÇÃO - A verificação do desempenho discente nos componentes curriculares é realizada em cada período letivo da seguinte forma:

  1. Frequencia obrigatória, considerando-se reprovado num componente curricular o aluno que não comparecer, pelo menos a 75% das aulas teóricos ou práticas, estas computadas separadamente, mesmo que tenha obtido nota para aprovação
  2. A verificação do aproveitamento será feita por componente curricular e por período compreendendo: avaliações parciais, na forma de exercícios ou trabalhos escolares (no mínimo 02 avaliações) e exame final dos conteúdos do período.

Responsável por Estágios: Prof. Clemente Coelho Júnior

Responsável por Monitoria: Profa. Maria Teresa Marquim Cornélio Nogueira

Responsável por Atividades Complementares: Profa. Rita de Cássia Xavier de Carvalho


Editais Publicados

Convênios Firmados Convênios em Andamento Instituições Parceiras
ABRE Biologicus - Produção de probióticos (cosmética, alimentícia e pesquisa) Centro de Pesquisa Ageu Magalhães - UFPE
Instituto Baleia Jubarte - IBJ Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos - CPRH
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE Instituto de Pesquisa Agropecuária - IPA Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - HEMOPE
Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco - CIEE Secretaria de Defesa Social - IC Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami - LIKA
Fermenta - Biotecnologia Industrial & Meio Ambiente Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Laboratório Central de Pernambuco - LACEN Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Universidade do Minho (PORTUGAL)